Por que pessoas saudáveis devem fazer exames?
Difícil encontrar alguém que realmente goste de ir ao médico, mas fazer os exames de rotina é fundamental para manter a saúde em dia, independentemente da idade.

Por que pessoas saudáveis devem fazer exames?

Mesmo que não esteja sentindo absolutamente nada, fazer um check up de tempos em tempos é o ideal para detectar doenças previamente, em especial aquelas que são silenciosas no início.

Neste post você vai descobrir, além desse, outros motivos que justificam porque realizá-los, mesmo sem nenhum problema aparente, é tão importante para viver bem e saudável.

Para que servem os exames de rotina

O mais comum é procurarmos por atendimento médico somente quando estamos realmente doentes ou quando algo está incomodando no nosso corpo e causando preocupação.

No entanto, para a maioria das patologias não existe tratamento melhor que a prevenção. Assim, levar uma vida mais saudável incluindo atividades físicas, boa alimentação, redução do estresse e de vícios como cigarro e álcool é muito importante para a longevidade — e com saúde!

Desse modo, os exames de rotina têm como principal objetivo diagnosticar doenças precocemente, atuando como uma ação preventiva para o seu bem-estar.

Porque é indicado realizar esses exames

Justamente por isso, é fundamental que crie o costume de agendar exames de rotina para você e para sua família.

Esse hábito é até comum para quem tem filhos pequenos, os levando periodicamente ao consultório para acompanhar o crescimento. No entanto, conforme as pessoas chegam à fase adulta, isso acaba sendo deixado de lado.

Abaixo você verá os três principais motivos que reforçam porquê fazer esse acompanhamento em todas as fases da nossa vida é tão importante:

1. Detectar doenças precocemente

Sem dúvidas, o principal motivo para realizar os exames de rotina é detectar doenças — especialmente as consideradas mais graves — logo no começo.

Isso é fundamental porque muitas delas são assintomáticas nessa fase, ou seja, não apresentam qualquer sintoma.

Sendo assim, diversas patologias só são identificadas quando estão em estágios avançados dificultando, inclusive, o processo de controle e/ou cura.

2. Ter mais sucesso no tratamento

Caso seja identificado algum problema com sua saúde nos exames de rotina, as chances de obter sucesso no tratamento são maiores quando esse se inicia logo, e isso independe se a doença é considerada grave ou não.

3. Se restabelecer mais rápido

Somado a tudo isso, quanto antes receber o diagnóstico e entrar com as medições indicadas pelo médico, mais rápido será seu restabelecimento para ter sua rotina e qualidade de vida de volta.

Com que frequência devem ser feitos os exames de rotina

A frequência dos exames de rotina são diferentes para cada faixa etária, bem como para a condição de saúde atual de cada pessoa:

  • adultos aparentemente saudáveis devem procurar o médico para esses exames a cada 2 anos;

  • idosos e quem sofre com algum problema considerado de risco — como obesidade e colesterol alto — ou ainda sedentários ou fumantes, precisam buscar pelos exames de rotina anualmente;

  • portadores de doenças crônicas requerem um acompanhamento maior, sendo indicado o check up a cada 6 meses.

Idade

Com relação à idade, é indicado que homens e mulheres até os 20 anos faça os exames de laboratório — sangue, fezes e urina — e depois dessa fase, acrescentem os específicos para cada sexo.

Principais exames que precisam ser feitos

Com dito, alguns exames são comuns a todos. Outros são pontuais apenas para homens ou para mulheres.

Entre os que são solicitados para ambos estão:

  • Hemograma

Conhecido popularmente como exame de sangue, ele tem como objetivo diagnosticar anomalias nas células da corrente sanguínea, tais como anemia, leucemias e algumas infecções.

Nele também é possível identificar os níveis de colesterol, triglicérides e índice glicêmico, que indica a presença, ou não, de diabetes.

  • Eletrocardiograma

O objetivo desse exame é verificar a presença de problemas cardíacos, por exemplo, a arritmia. Ele é indicado para todos, mas especialmente para quem tem problemas cardíacos na família.

Outra forma de realizá-lo é pelo teste de esforço — ou teste ergométrico — que mede a capacidade de circulação sanguínea no organismo, podendo diagnosticar doenças como a angina.

  • Exames para mulheres

Para a saúde feminina, alguns exames devem ser feitos para acompanhamento:

  • Mamografia

Teste de imagem das mamas, é fundamental para diagnóstico precoce do câncer de mama, devendo ser feito anualmente a partir dos 40 anos, e dos 35 para quem histórico da doença na família.

  • Papanicolau

Também chamado de preventivo, é outro exame de rotina que precisa ser realizado todo ano a partir dos 18. Após os 30 anos, deve ser feito junto com o ultrassom transvaginal. O objetivo é diagnosticar o câncer de ovário, útero, ou outras doenças dessa região.

  • Exames para homens

Os homens também têm um exame que precisa ser feito, especialmente, após os 40 anos:

  • PSA — Antígeno Prostático Específico

Com o objetivo de diagnosticar o câncer na próstata, ele ainda é muito negligenciado por conta do preconceito. No entanto, deve ser realizado para que o problema seja descartado ou identificado quanto antes.

Outros exames de rotina podem ser solicitados na sua visita ao médico, tudo depende do histórico levantando no momento da consulta.

Fonte: Planície